Amo-te, mas... voar!

Amo-te muito, mas quero voar.

Amo-te tanto, meu amor, mas hoje preciso de partir.
És tudo aquilo que procurei, agastada, ao longo dos tortuosos e errantes anos verdes da adolescência. Mas hoje, um cheiro irresistivelmente diferente atrai-me para fora do ninho.

Não penses, amor, que vou com ligeireza. É o cheiro de outros voos, amor, dos sonhos que fazem de mim quem sou. Esses sonhos que levam a que vocês, os de sempre, me gozem. Mas são esses mesmos sonhos que me tornam tão macia de abraçar, que me tornam um colo ternurento e uma alma espicaçada.

Só que, desconfio, os sonhos são matéria insuflável: eles têm a capacidade de se insuflarem e tornarem em objectos muito diferentes daquilo que aparentavam inicialmente. Mas se passarem anos encafuados num sítio sem conhecerem uso, correm o risco de se agastarem com a espera. E chegado o dia em que uns lábios corajosos decidam abraçar o pó para os encher, poderá já haver um buraco que os impeça de tomar forma (ou pelo menos, de atingirem a grandiosidade prometida na embalagem colorida que nos encheu os olhos).

É tão bom, o calor do nosso ninho; tão aconchegante o sabor das asas dos pais, apertadas sobre nós. Mas hoje, depois de tantos dias aqui passados às escuras, vi um fio de luz. E de repente a escuridão tornou-se pequena. Serão isto ataques de pânico? O chamado sufoco, o medo de morrer sem nunca daqui sair?

Somos um pouco de como somos criados. Mas somos, felizmente, uma manta de retalhos que abarca muito mais do que isso - somos pedaços de experiências soltas; somos beijos, palavras sussurradas ainda na segurança do ninho; somos música que ouvimos entoada ainda antes de sermos gente, e que fica no ouvido.

E hoje, logo hoje, oiço uma música familiar a ser entoada ao longe. Preciso de a ir ouvir de perto, amor. Quem sabe? Pode ser a última oportunidade que tenho de a ouvir. De descobrir a combinação de cordas e sopros que a compõem - de saber afinal, de que é feita a música que me chega ao coração.

Preciso de saber, amor - e ninguém, por mais cálculos que faça, poderá  realmente saber -, que quantidade de vento é necessária para fazer as minhas asas voarem. Só eu posso saber, com a experiência e com as afamadas quedas de que todos falam. Porque as minhas asas são diferentes das outras todas - mas até ver, não estão agastadas com a espera.

Tenho de as pôr à prova, e estou cansada de ouvir que no interior do ninho não tenho de as usar (muita palmada levei, por tentar abri-las dentro de casa - diz que dá azar, como o chapéu de chuva!).

Eu sei que debaixo dessas lágrimas estás feliz por mim, amor. E sei que o medo está a impedir-te de experimentares as tuas asas, também. Mas sabes que se quiseres, podemos ter medo juntos. Porque todos precisamos de amor, meu amor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sou um canto desta cidade...

Longe do mundo... mas perto de ti!

O que nos basta para sermos felizes