Sou um canto desta cidade...


espreito por entre as janelas, iluminadas por dentro, com as suas cortinas coloridas. cada casa é uma casa, com gostos diferentes, recortadas de outra forma. as sombras agitam-se lá dentro, alguns assobios e sorrisos bailam, os seus sons abafados chegam cá fora.
as luzes arrastam-se. não desisto de passear, embora a noite teime em estar fria. mas é este frio que me faz andar, andar sem parar pelas ruas que eu amo e que fazem parte de mim. porque esta cidade faz parte de mim, com todas as suas ruas sujas, sem-abrigo, errantes, lojas antigas e cheiro a castanhas assadas.
se preciso de lhe amar os defeitos para poder amá-la por completo, faço-o, com uma facilidade que me espanta. outros reparam nas pedras da calçada sujas e imperfeitas, nos seus indivíduos mais sombrios e nas intenções que se escondem por detrás de cada rua menos iluminada. Mas eu vejo apenas os candeeiros deliciosos que recortam sombras para os nossos pés, as personagens enriquecedoras que vagueiam entre nós, as histórias que saltitam em cada rua, à espera de atenção e de um dia, mais tarde, poderem ser recordadas.
E é por isso que quase enfio o nariz nas janelas de cortinas iluminadas, que espreito por cada rua escura à espera de uma sombra nova, e deixo o vento envolver-me o cabelo e passear-me epla cara fria. Porque absorvo cada dentada desta cidade com a lentidão de uma nuvem; porque sou parte desta cidade. Porque somos uma só, em todas as nossas alegrias e cantos escuros...

Comentários

Anónimo disse…
ao ler isto lembrei-me dos tempos em que saía da escola de teatro e ficava a fazer tempo para apanhar a camioneta... realmente era mesmo isso mesmo fria não me cansava, mas apenas me espantava com tudo aquilo à minha volta, tão cheio de... vida...
pinky disse…
e somos duas! amo esta cidade, de tal maneira que só consigo vêr o encanto dela, os seus defeitos e terrores passam-me ao lado como se de outra realidade se trata-se.
todo o seu encanto, suplanta e ultrapassa os seus defeitos! LISBOA É LIIIIIIIIIIIIIIIINDA!
Daniel Aladiah disse…
Obrigado pela visita!
Também gosto muito de Lisboa.
Tudo de bom para 2007 e espero que nos encontremos mais vezes por aqui. Escreves muito bem! Estarei atento...
Um beijo
Daniel

Mensagens populares deste blogue

Aluga-se cantinho onde poder chorar

Longe do mundo... mas perto de ti!

E hoje é só.