Os Santos...

Pois é, hoje é noite de "rambóia"! Amanhã é dia de Santo "Antóino" em Lisboa, e como boa alfacinha que sou, convenci os meus amigos a irem-me pagar uma sardinhada e uma sangriazita aos pátios populares de Alfama! Já não me lembro da sensação que foi (a última vez que lá fui foi há uns dois anos, e sabem que na minha idade as memórias desaparecem assim do nada!), mas posso dizer-vos assim: a alegria é contagiante! Quem nunca lá foi tem a ideia de que são só bairristas a cantar músicas foleiras, de bucho cheio depois de uma sardinhada, com uma "pinga" considerável às dez da noite. Do que me lembro, posso adiantar-vos: os novatos na noite de Alfama é que acabam a noite encostados às paredes, ou sentados nos degraus, com o "bandulho" cheio e uns copos a mais! A noite de Santo António tem alma, e é para ser vivida com alegria! São festas tradicionalmente populares - a única festa que era permitida ao povo no tempo de Salazar, se não estou em erro - e qualquer pessoa que vá de espírito aberto vai acabar por entrar nessa aura de alegria! Eu vejo esta festa como uma comemoração da liberdade do povo! Aqui todos somos iguais, e celebramos o direito que todos temos, por igual, de viver em alegria! A minha mãe conta que ainda há uns anos as pessoas dos bairros típicos abriam as suas portas, e os visitantes entravam-lhes pelas casas para comer o seu arroz doce! É este espírito de convívio que se vive nesta noite, embora já não desta forma tão tradicional, infelizmente! Quanto a mim, vou encher a barriguita de sardinhas, sangria fresquinha e muita, muita música! Até amanhã!!

Comentários

polegar disse…
eehhh lá! primeiro post e já tens comentários??? sabes quantos meses demorou a aparecer um comentário de um desconhecido no meu blog?? hem??? já dominas assim a blogosfera?? tá mal! ;)

olha, o santo antóino é mesmo a festarola. há que ser alfacinha e colaborar. e não é gregoriando as paredes de algum bairro popular. é dançando e rindo com o aperta com ela!!!
espero que te tenhas divertido, mesmo! beijo

Mensagens populares deste blogue

Aluga-se cantinho onde poder chorar

Longe do mundo... mas perto de ti!

E hoje é só.